O livro “Velo: second gear” reuniu os designers que estão na vanguarda da engenharia de bicicletas
A tecnologia permitiu que os designers pensem em qualquer coisa na hora de projetar uma bicicleta surgindo bicicletas feitas com materiais como madeira, bambu, fibra de carbono e até mesmo de papelão. Nunca antes houve uma variedade tão grande de opções e estilos!
O livro “Velo: Second Gear“ catalogou as melhores bicicletas que estão na vanguarda da engenharia de bikes. Confira a seguir os 11 modelos que, segundo o livro, são os mais cool do ramo:
Z BIKE, SKEPPSCHULT – A marca Skeppshult desenvolve bicicletas na Suécia desde 1911. A Z Bike foi desenvolvida em parceria com o designer industrial Björn Dahlström. O resultado é uma bicicleta elegante, alta e com um quadro inovador.
36 VOLT, ELECTROLYTE – A 36 Volt destaca-se por apresentar um quadro leve e manufaturado. O ciclista pode optar por alumínio ou uma combinação entre titânio e carbono. A bike possui um motor de 36 volts que é discreto e se encaixa facilmente no quadro. Quando não está ativado, a bike possui tração simples.
764, PELAGRO – A aerodinâmica 764 foi desenvolvida por Peter Laibacher, da marca alemã Pelagro. A bicicleta foi inspirada nos chassi Trelli das motos Ducatti.
BOUGH BIKE, JAN GUNNEWEG – O designer holandês Jan Gunneweg esculpiu a bicicleta em madeira. Agora, ele planeja uma série inteira de bicicletas em madeira, todas com custo baixo.
BROOKLYNESS, UNIVERSAL BIKE – A Broooklyness foi desenvolvida pela Universal Bike e o design assinado por Manuel Saez. O quadro permite que o piloto ajuste o banco, podendo ficar em uma posição mais agressiva ou relaxada. O bagageiro da frente é removível.
CARGOBIKE, ELIAN CYCLES – Essa é uma das bikes de carga mais elegantes já construídas, combinando design e funcionalidade.
ELECTRONIC BIKE, HADI TEHERANI – O arquiteto alemão Hadi Teherani desenvolveu uma bateria que acumula energia em uma pequena bolsa no guidão, que comporta um velocímetro e um iPhone. As conexões entre a bateria e o motor, no cubo dianteiro, são minimalistas.
LA BORIOSA, BIASCAGNE CICLI – Desenvolvida na Itália, a La Boriosa é uma bicicleta de tração simples ou fixa e apresenta detalhes de solda e componentes vintage. Um visual que remete à época de ouro do ciclismo.
SHAPE FIELD BIKE, SHAPE FIELD OFFICE – A bicicleta foi desenvolvida pelo estúdio Shape Field Office, de São Francisco, em parceria com Nicholas Riddle, da California College of the Arts. Ela apresenta detalhes minimalistas nos cabos, tubos e no bagageiro, que é removível.
THONET BENTWOOD CONCEPT, ANDY MARTIN STUDIO – A bike de estrada limitada, tem quadro de madeira e rodas de carbono. Ela pode ser sua por US$ 70 mil dólares.
X-9 NIGHTWALK, BRANO MERES – Construída na Eslováquia, foi utilizado jato de água para cortar seus painéis em formato de favo de mel, que depois foram laminados com fibra de carbono.
To curtindo bastante o seu site parabens.
Se puder inclua essa bike na sua lista http://vimeo.com/62922295
Ela é construida com cardboard (vulgo papelão), é a prova d’água e é super resistente. Bike de baixo custo.
A empresa está arrecadando fundos para tocar o projeto e seria bacana ajudar a divulgar.
Vale a pena olhar os vídeos, mostra todo o processo de fabricação. Seguindo essa linha eles pretendem até criar cadeiras de rodas de papelão.