
“Olhe, Johnny, sem nenhum arranhão na cabeça dele. Por isso que digo para sempre se lembrar de usar o capacete”
Palestra de Mikael Colville-Andersen:
Em uma verdadeira aula para cicloativistas e poder público, mostrou que devemos sempre mostrar o uso da bicicleta como algo positivo e normal, não algo alternativo, contestador e perigoso.
Explicou que as pessoas precisam buscar identificação com quem usa a bicicleta, por isso ciclista de roupa esportiva e capacete não vai atrair tanto a atenção de quem pensa em ir de bicicleta ao trabalho quanto uma pessoa usando roupas normais, do dia a dia. Contrário à obrigatoriedade de uso do capacete, afirmou que ela desestimula as pessoas a adotarem a bicicleta, por passar a imagem de um esporte de risco em vez de um meio de locomoção.
A maior parte das pessoas não quer ser “ciclista”, não vai usar a bicicleta para praticar esporte ou salvar a natureza, mas pode aceitar usá-la como um meio rápido, eficiente e agradável de chegar a algum lugar. ”O foco deve ser para que as pessoas que ainda não usam bicicleta passem a fazer as coisas do dia a dia com ela”.
Ainda dentro da discussão referente ao uso do capacete, Mikael afirmou fazer parte de um grupo de estudos sobre uso do capacete em Copenhagen e comentou que há estudos provando que uso de capacete em carros também diminuiria traumatismos cranianos, mesmo com air bags, mas que não há o menor interesse em divulgar isso ou obrigar seu uso, para não diminuir as vendas.
Mostrou duas tentativas de incentivar o uso de capacete em automóveis (tanto para o motorista como para os passageiros), uma dos anos 80 e outra de 2001. Obviamente, foram abafadas e esquecidas e ninguém veste um capacete ao entrar num carro hoje em dia. ”Se você aceita usar capacete na bicicleta, tudo bem”. O que não podemos fazer é obrigar esse uso, ou colocá-lo como item essencial para poder usar a bicicleta, para não desincentivar quem pensa em começar. E isso a indústria automobilística sabe muito bem.
Texto retirado do site Escola de Bicicleta
E aí, concordam ou discordam?
Polêmico! Aqui em Salvador eu uso o capacete, mas em muitas cidades da Europa, etc, eu não usaria! Aqui é guerra!
eu uso porque gosto da minha cabeça.
Aqui em Toronto o uso de capacete só é obrigatório para menores de idade, adultos podem pedalar sem porém, luz frontal e traseira é obrigatório e você pode até tomar multa caso não tenha. Mas em fim, aqui varia de acordo com as provincias, em algumas o uso é obrigatório para todos.
O transito aqui em toronto é bem perigoso para ciclistas despreparados pois as vezes a galera joga o carro em cima de vc sem dó, mas o pior de tudo aqui é os famosos “Dooring”, acidentes que ocorrem quando abrem a porta do carro sem olhar no retrovisor e atigem os ciclistas com a porta. As batidas são bem violentas porém a multa para o motorista nem tanto. Esse alto índice de acidentes desse tipo estão me fazendo pensar em comprar um capacete.
Outra moda agora aqui é filmar as pedaladas para depois denunciar na policia, nesses casos os melhores capacetes são aqueles tipo os que se usam para andar de skate, é facil fixar uma GoPro por exemplo.
Nunca usei capacete mas to sabendo de diversos acidentes em Sampa de pessoas bateu a cabeça. Nada sério, mas podia ter sido. to pensando serianente em começar a usar. Acho meio caro e pensei em compra um baratinho como esse:http://www.monsterbike.com.br/capacete-protek-tornado-adulto-carbono. Mas me disseram que estes dai é melhor nem usá. O que acha, pode ser esse baratinho? vai proteger? ou tem que comprar um caro mesmo?
Mark, pagando um pouco mais você consegue um melhor.