Capacete: Usar ou não usar? Eis a questão!

“Olhe, Johnny, sem nenhum arranhão na cabeça dele. Por isso que digo para sempre se lembrar de usar o capacete”

Palestra de Mikael Colville-Andersen:

Em uma verdadeira aula para cicloativistas e poder público, mostrou que devemos sempre mostrar o uso da bicicleta como algo positivo e normal, não algo alternativo, contestador e perigoso.

Explicou que as pessoas precisam buscar identificação com quem usa a bicicleta, por isso ciclista de roupa esportiva e capacete não vai atrair tanto a atenção de quem pensa em ir de bicicleta ao trabalho quanto uma pessoa usando roupas normais, do dia a dia. Contrário à obrigatoriedade de uso do capacete, afirmou que ela desestimula as pessoas a adotarem a bicicleta, por passar a imagem de um esporte de risco em vez de um meio de locomoção.

A maior parte das pessoas não quer ser “ciclista”, não vai usar a bicicleta para praticar esporte ou salvar a natureza, mas pode aceitar usá-la como um meio rápido, eficiente e agradável de chegar a algum lugar. ”O foco deve ser para que as pessoas que ainda não usam bicicleta passem a fazer as coisas do dia a dia com ela”.

Ainda dentro da discussão referente ao uso do capacete, Mikael afirmou fazer parte de um grupo de estudos sobre uso do capacete em Copenhagen e comentou que há estudos provando que uso de capacete em carros também diminuiria traumatismos cranianos, mesmo com air bags, mas que não há o menor interesse em divulgar isso ou obrigar seu uso, para não diminuir as vendas.

Mostrou duas tentativas de incentivar o uso de capacete em automóveis (tanto para o motorista como para os passageiros), uma dos anos 80 e outra de 2001. Obviamente, foram abafadas e esquecidas e ninguém veste um capacete ao entrar num carro hoje em dia. ”Se você aceita usar capacete na bicicleta, tudo bem”. O que não podemos fazer é obrigar esse uso, ou colocá-lo como item essencial para poder usar a bicicleta, para não desincentivar quem pensa em começar. E isso a indústria automobilística sabe muito bem.

Texto retirado do site Escola de Bicicleta

E aí, concordam ou discordam?

Anúncios
Esse post foi publicado em Cotidiano, Equipamentos e marcado , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Capacete: Usar ou não usar? Eis a questão!

  1. Lucia Saraiva disse:

    Polêmico! Aqui em Salvador eu uso o capacete, mas em muitas cidades da Europa, etc, eu não usaria! Aqui é guerra!

  2. bernard machado disse:

    eu uso porque gosto da minha cabeça.

  3. Nan disse:

    Aqui em Toronto o uso de capacete só é obrigatório para menores de idade, adultos podem pedalar sem porém, luz frontal e traseira é obrigatório e você pode até tomar multa caso não tenha. Mas em fim, aqui varia de acordo com as provincias, em algumas o uso é obrigatório para todos.

    O transito aqui em toronto é bem perigoso para ciclistas despreparados pois as vezes a galera joga o carro em cima de vc sem dó, mas o pior de tudo aqui é os famosos “Dooring”, acidentes que ocorrem quando abrem a porta do carro sem olhar no retrovisor e atigem os ciclistas com a porta. As batidas são bem violentas porém a multa para o motorista nem tanto. Esse alto índice de acidentes desse tipo estão me fazendo pensar em comprar um capacete.

    Outra moda agora aqui é filmar as pedaladas para depois denunciar na policia, nesses casos os melhores capacetes são aqueles tipo os que se usam para andar de skate, é facil fixar uma GoPro por exemplo.

  4. Mark disse:

    Nunca usei capacete mas to sabendo de diversos acidentes em Sampa de pessoas bateu a cabeça. Nada sério, mas podia ter sido. to pensando serianente em começar a usar. Acho meio caro e pensei em compra um baratinho como esse:http://www.monsterbike.com.br/capacete-protek-tornado-adulto-carbono. Mas me disseram que estes dai é melhor nem usá. O que acha, pode ser esse baratinho? vai proteger? ou tem que comprar um caro mesmo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s