Subida do Cristo está proibida

sign_095

Estive ontem (03/02/13) no Parque Nacional da Tijuca de bicicleta e fui subir o Corcovado como de costume. Pedalei até a cancela onde fica a construção do antigo hotel das Paineiras, local em que as vans ficam estacionadas e pegam os turistas para conduzi-los ao Cristo. Quando quis passar para ir até o estacionamento do Cristo, o acesso me foi negado. Segundo disseram, ele agora é proibido para ciclistas e pedestres que costumeiramente sempre fizeram esse trajeto.  Os mesmos funcionários da Bel-Tour me disseram que mesmo durante a semana não é mais permitido. Não fui o único ciclista a passar por isso.

paulo

Até há 3 semanas o acesso era normal e de uma hora para outra torna-se “proibido”. O mais estranho é que não havia qualquer aviso da administração do Parque Nacional da Tijuca alertando sobre a nova “regra”.

Segundo o site da ICMBio (que administra o parque) juntamente com o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro: “O Parque funciona diariamente das 8h às 17h, e até 18h no verão. Suas muitas estradas permitem visitá-lo a pé, de bicicleta, motocicleta, carro e ônibus. Para conhecer a Estátua do Cristo Redentor e o espetacular Mirante do Corcovado, é oferecida também a opção do trem, com percurso pela Estrada de Ferro Corcovado, que se inicia na estação localizada na Rua Cosme Velho.”

O Parque Nacional da Tijuca é uma área pública de acesso à todos e não há a cobrança em qualquer parte, exceto o monumento do Cristo, como era de costume e dentro das leis.

Talvez seja hora do IBAMA e da PF intervirem novamente como aconteceu quando descobriram esquema criminoso. Esse é o Rio, cidade maravilhosa, purgatório da beleza e do caos, Terra de Marlboro. E só quero vez qual é a desculpa deles. Irão dizer que é porque há riscos aos ciclistas? Então por que é permitido que pedalemos até o hotel, se em todo o trajeto, a estrada é compartilhada por ciclistas e motoristas?

Anúncios
Esse post foi publicado em Cicloturismo, Cotidiano e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Subida do Cristo está proibida

  1. acarolpereira disse:

    Se uma associação de ciclistas do Rio impetrar um mandado de segurança contra o direitor do parque ou quem quer que tenha determinado esta proibição, acho muito possível que os ciclistas e pedestres voltem a circular livremente.

  2. Fellipe disse:

    A b s u r d o !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s