Que coisa estranha.

Imagem

 

Inovação em sua conceituação mais básica significa novidade ou renovação. Atualmente está vinculada ao contexto de idéias, sendo a invenção que chega ao mercado. Estreita-se com o fazer mais utilizando menos recursos, incluindo técnicas e processos para a obtenção de produtos e sistemas melhorados.

Entretanto, inovação é um ato essencialmente humano. Outros animais estão sujeitos simplesmente à evolução pelo processo natural, algo darwiniano sem intenção, apenas como resultado de um jogo dinâmico e cruel. Os mais aptos sobrevivem! Isto, sem piedade.

Minha idéia de inovação passa por todos estes conceitos, mas os transcende no momento em que vejo o potencial presente quando se experimenta um universo novo, um momento desafiador, um trabalhoso caminho a ser percorrido e o resultado de nossa capacidade de criar. 

Para mim isto é liberdade. E liberdade, segundo Marilena Chauí é “a capacidade para perceber as possibilidades e o poder de realizar aquelas ações que mudam o curso das coisas, dando-lhe outra direção ou outro sentido”.

Aprender outra língua, por exemplo, é abrir-se para o novo, libertar-se. Conhecer pessoas. Um filme, uma foto. Deixar de usar o carro e adotar a bicicleta também!

Mas, um lado ruim da inovação é o preconceito!

Imagino-me vivendo em certas épocas da história humana. Segunda Guerra Mundial. Ditadura militar no Brasil. Anos sessenta. Teria muitos problemas. Subjugar! É este verbo que, talvez o homem mais conjugue. Procure seu significado e sua compreensão se expandirá. Subjugamos a nós mesmos…

Da bicicleta, sofri preconceito por usá-la. De minha imagem, sofri preconceito por mudá-la. Por meus pensamentos, sofro preconceito por verbalizá-los. Penso que estes devem ser ridículos perto dos negros, homossexuais, mulheres e crianças. 

Vejam quantas nuances tem a vontade de liberdade!

 

Giuseppe Ricardo Passarini.

 

Imagem

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s