Ops! Tem um alemão em meu jardim!

GEDSC DIGITAL CAMERA

Para quem acompanha o grupo do Clube de Cicloturismo do Brasil no Yahoo (http://br.groups.yahoo.com/group/cicloturismo_brasil) esta é velha. Mas, para o blog mais um “causo”.

Era fim de tarde de domingo. Retornando de um passeio com minha família, em um semáforo observei um cicloturista atravessando a avenida (a cidade é São José do Rio Preto – SP). Mais do que depressa, tentei um contato. Minha surpresa foi quando perguntei de onde vinha. Respondeu-me em uma língua que, inicialmente desconheci. Pensei: este necessita de ajuda mesmo! Parei o carro e descobri, entre outras coisas: ele é alemão, se chama Helmot, viajava há mais de um mês, partindo de Belém – PA com destino a Argentina.

Em pouco tempo ele estava no gramado de minha casa montando sua barraca. Logo depois comemos uma pizza regada a muitas histórias (não me perguntem como nos comunicamos, seu português é macarrônico e meu inglês “The book is on the table!”). Na ocasião, estava com sessenta e cinco anos. Um caminhoneiro aposentado. Sua vida… Esfriou na Alemanha? Viaja entre três a quatro meses. Esquentou? Volta para organizar a próxima. Tem no currículo África, Ásia e América. O engraçado é que só não viajou pela Europa de bike, só caminhão.

Mas foi maravilhoso, por vários motivos. Entrei em contato, mais uma vez com um cicloturista de “categoria”. Ouvir suas histórias de estrada e de vida me enriqueceu. Senti uma ótima sensação em poder dar acolhida nesta situação. Simbolicamente, foi meu debute! Depois disso realizei muita coisa com a bicicleta.

Inclusive, ela vai literalmente cruzando nosso caminho! Isso se passou em 2010. Entretanto, garanto que existem eventos atuais para serem contados. Então, coloque sua história para todos. Eles vão gostar…

Giuseppe Ricardo Passarini.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

