No guidão da liberdade

Quando se fala em cicloturismo, eu tenho um ícone, e ele se chama Antônio Olinto. Numa época em que a bicicleta andava no ostracismo e o cicloturismo não era moda, esse cara teve a ideia de usar a bicicleta como transporte para conhecer os parques europeus. Chegando lá, ele viu que gastava muito pouco e que podia alongar a viagem. Decidiu ir até onde pudesse. Deu a volta ao mundo! Sua viagem virou o livro “No guidão da liberdade”, meu livro de cabeceira do cicloturismo.

“Um dia, Antonio Olinto, um jovem advogado que nunca havia sequer andado de avião, decidiu largar tudo e afinal realizar seu sonho: fazer uma longa viagem pela Europa, de bicicleta.

Com muito treino e algumas pequenas economias, ele se lançou à aventura. Mas seu sonho acabou levando-o muito mais longe: depois de milhões de pedaladas, três anos e meio de viagem, e apenas US$ 10 mil de despesas, Antonio Olinto havia feito uma volta ao mundo de bicicleta.

Descubra em No Guidão da Liberdade o fascínio especial do cicloturismo, em uma aventura feita de noites estreladas, encontros surpreendentes, o contato direto com muitos povos e culturas, e da maior experiência de todas: a a fé, a coragem e a confiança” (contra-capa do livro).

O que mais me surpreende no livro é a simplicidade do autor, característica que pude ver pessoalmente quando o conheci numa palestra em Joinville. Nada de estrelismo ou egocentrismo, como também pode ser notado no livro. Enquanto muitos sonham com uma bicicleta top de linha para algumas atividades, ele simplesmente deu a volta ao mundo com uma Sundown de aço, com 21 velocidades. Como ele mesmo diz: “É na simplicidade das pequenas coisas que reside a liberdade.” Então tá, né?!

Fotos extraídas do site oficial do Antônio Olinto

Anúncios
Esse post foi publicado em Cicloturismo e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s