Codinome

Imagem

 

Gracioso, belo e delicado. Com movimentos doces e frenéticos. Rápido e quase invisível. Na maioria das vezes, colorido em suas extremidades, porém negro em seu dorso. Seu bico, fino e comprido como uma agulha.

O beija-flor é uma ave que encanta. Provoca suspiros e admiração ao se revelar. Àqueles que o vê, deixa uma sensação de sorte e exclusividade. Olha lá, olha lá um beija-flor! Seu frenético movimento não dá chance a olhos desavisados, preguiçosos e desatentos. Presenteia os que estão atentos aos detalhes, os que enxergam além dos primeiros planos.

Mas o beija-flor tem um lado triste… Sua graciosidade no vôo, desenvoltura e rapidez. O fato de estar sempre de flor em flor, procurando incessantemente as mais belas e suculentas é sua prisão.

Para se manter belo e ágil gasta quase toda sua energia. Nas pequenas paradas que faz, sua natureza se manifesta e ele deve novamente iniciar sua rotina pesada. É a fome! Estranho, mas verdadeiro. Se o beija-flor não realizar seu balé alado praticamente a todo o momento ele morre! Sua beleza e desenvoltura têm um preço e alto… Sem consciência disto, está preso à sua realidade, à sua rotina e angústia. Não consegue paz por um minuto sequer. Será sempre um beija-flor.

Em nossas máscaras tentamos ser beija-flores pelo seu lado belo e gracioso. Sua agilidade e destreza. Seu ineditismo e efemeridade. Tentamos sustentar este “status” a um bom preço também. Comprometemos nossos primeiros sonhos, nossas verdadeiras vontades e reais valores. Limitações, habilidades e características ficam camufladas pelas cores e aparência de beija-flores.

Entretanto, essencialmente somos nós. Estamos livres para seguirmos o melhor caminho. Podemos parar e decidir, escolhermos nossos próximos passos, nossas próximas flores. Afinal, feios, desengonçados e limitados não seremos para sempre beija-flores!

 

Giuseppe Ricardo Passarini.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Codinome

  1. Tomás Susemihl disse:

    Ótimo texto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s