A necessidade faz o sapo pular!

Ele era gaúcho, de Porto Alegre. Baixinho, passava despercebido, como aqueles avozinhos de desenho animado. Cabelos brancos e uma feição sempre de bons amigos, daquelas de quem espera a próxima rodada no dominó na praça. Mas não! Era inquieto, perspicaz e realístico em suas imaginações. Desvendava os saberes e enganos humanos em algumas quatro linhas. Sua poesia, quando não fazia sorrir, espetava no íntimo e deixava aquela consciência batendo fundo. Falo de Quintana. O “Poeminha do contra” eu adoro:

“Todos estes que aí estão atravancando o meu caminho, eles passarão. Eu passarinho!”

A frase que mais gosto dele é “cada um pensa como pode”. Simples, direta e profunda no nível do entendedor. Em outra poesia afirma que milagre não é transformar água em vinho ou dar vida a um corpo inanimado, milagre é acreditarem nisso tudo! Ufa! Essa baqueou…

A foto que ilustra este texto foi tirada apressadamente nas ruas de minha cidade. Mostra, como podem ver uma bicicleta adaptada à necessidade e imaginação de seu dono. Um cidadão que escolheu viver de seu jeito, com suas limitações e prazeres. Bem provável que não julgue os que estão se movimentando ao seu lado, os que se encontram nas calçadas e ruas. Apenas se desloca de bicicleta, mas protegido da chuva. Não, chuva não, molhado não. Pelo menos na cabeça não, não, apenas os pés…

Como os avozinhos, as bicicletas podem parecer inocentes e passando despercebidas, mudando hábitos e não pretendendo julgamentos. Então, encerro com Mário Quintana:

“O pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso.”

Giuseppe Ricardo Passarini.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s