Cores

 

 

Verde, amarelo, azul e branco. Para quem é de setenta, lembra as aulas de estudos sociais. Nas faculdades, OSPB. Resquícios. Mas as cores permaneceram. Nossa bandeira, junto a tantas outras vermelhas, azuis, brancas, se destaca pela beleza de suas cores. Uns mais escolásticos explicam o verde como as matas, o azul o céu e o amarelo o ouro e riquezas. Os mais lúdicos, se ainda crianças verdadeiramente brasileiras, podem ilustrar com um conto indígena.
Eu encontrei as cores de nossa bandeira em um pomar. Em meio aos perfumes de flor de laranjeira, limoeiros com seus espinhos, pardais e sabiás. Lembro-me de, em dezembro comer uvas retiradas diretamente das parreiras lá de casa (hoje centro da cidade). Tangerina. As mãos ficavam meladas com a mistura de seu sumo. Goiaba então comia tanto que as sementes entravam nos dentes. Caju. Menino não coloque a semente na boca que queima! Abacate com açúcar cristal e limão. Pés sujos, cascudos como diziam. Liberdade. Tudo sob um céu que só existe em minha cidade…

Em minhas andanças, relembrei as cores de nossa bandeira e de minha infância na simplicidade de uma carriola de frutas. Estavam lá o limão, a tangerina, cajá-manga, carambola, laranja e muitos outros sabores. Em seu livro, Marcelo Camacho fala de mil e uma razões para gostar do Brasil. Vai de serras às comidas, de novelas a ruas. Eu, humildemente talvez relatei apenas mais uma. Em sua próxima viagem, mesmo no quintal de casa, encontre os motivos e as cores que o levam a um sorriso. Em uma carriola ou um balde que seja.

Passarini.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s