O cara!

No dia 11 de junho, Antônio Olinto, que deu a volta ao mundo de bicicleta, estará palestrando em Joinville.
O evento será no Colégio Cenecista José Elias Moreira (R. Coronel Francisco Gomes, 1290, Anita Garibaldi), as 19h.
Antonio Olinto Ferreira nasceu em uma pequena cidade no interior de São Paulo (com 11.000 habitantes) chamada Ipaussu. Com 16 anos foi morar com seus irmãos em Curitiba – PR, onde completou o ensino médio e se formou em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Curitiba em 1990. Em 1992, após um ano e meio de formado já sentindo o peso das responsabilidades profissionais nas costas, Olinto resolveu comprar uma bicicleta e pedalar pela manhã para perder um pouco da barriga que já acumulara.
O exercício virou paixão, e o advogado não pensava mais em aventuras de motocicleta como fizera até então, começou a imaginar uma viagem de bicicleta pela Europa por um ano, visitando os parques nacionais europeus.
Em 22 de maio de 1993, Antonio Olinto aterrissa em Madri com sua bicicleta na bagagem. Da Espanha pedalou para Portugal e de volta àEspanha realizou o Caminho de Santiago de onde obteve o aprendizado de um tipo diferente de viagem. Uma viagem onde move-se devagar e aprende-se muito com todos os obstáculos do caminho.
Os sonhos do paulista do interior se ampliaram, e Olinto decidiu pedalar e viajar até onde pudesse. Após passar por 13 países da Europa, ele percorreu 1 da África, 9 da Ásia e 11 da América, só retornando para o Brasil em outubro de 1996. Três anos e meio, 46.620 km pedalados por 4 continentes, 81 Parques Nacionais visitados por todo o mundo.
Durante 1997 Antonio Olinto escreveu um livro intitulado “No Guidão da Liberdade” (atualmente em sua segunda edição). Em 1998 passou a morar em um motor-home e por dois anos dedicou-se ao ensino das novas normas de trânsito referentes à bicicleta em escolas de ensino fundamental. Olinto falou com quase 60.000 crianças de vários estados brasileiros.
Juntamente com este trabalho, o cicloturista fez pesquisas e mapeou roteiros para incentivar as pessoas a viajar embicicleta pelo Brasil. Já escreveu vários artigos para revistas especializadas.
Os trabalhos ganharam reconhecimento internacional quando Olinto proferiu palestras em congressos internacionais como no “Velocity” – Áustria (abril de 1999), na “Jornadas de Betanzos” – Espanha (setembro de 2000), A “V Jornadas – El Mundo en Bicicleta” em Burgos – Espanha (março de 2001), além de várias palestras no País Basco (março de 2001).
Juntamente com o livro, estas palestras têm sido o carro-chefe deste trabalho de divulgação do cicloturismo no Brasil e têm servido de base e inspiração para muitos que se iniciaram no esporte e na aventura.
Atualmente, Olinto vive em um motor-home e dedica-se a fazer mapeamentos e guias de cicloturismo em várias regiões do Brasil.
Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s